sexta-feira, 6 de março de 2015

Deco cria portal para ajudar a entregar o IRS


Desde 4ª feira que a Deco tem disponível uma aplicação que ajuda os contribuintes a fazerem a sua declaração de IRS.
O portal "IRS sem Custo" funciona com base nos dados submetidos pelos contribuintes às Finanças, uma vez que é acionado com a password fiscal de cada um, e tem a vantagem de ajudar a escolher o modelo de tributação mais favorável.
Isto acontecerá, por exemplo, no caso dos senhorios que terão de decidir se o valor das rendas recebidas deve ser alvo de englobamento ou de tributação autónoma. Com base nos dados, a aplicação da Deco fará essa escolha de forma automática.
A aplicação está disponível no site "IRS sem Custo" e permite efetuar simulações tanto para os contribuintes que fazem entregas em papel, disponíveis desde o início de março, como para os que fazem por via eletrónica, que começam a 1 de abril.

No entanto, os contribuintes que façam a entrega em papel terão de inserir os dados de rendimentos do trabalho ou retenções na fonte manualmente, da mesma forma terão de imprimir os dados do portal e passá-los para os impressos oficiais. Nos restantes casos, a Deco permite aceder aos dados pré-preenchidos.
Da mesma forma, a Associação do Consumidor, através de "meia dúzia de perguntas claras e simples, como "É casado ou unido de facto?" ou "tem filhos a viver consigo?", indica que passos devem ser seguidos na altura do preenchimento da declaração. Depois de entregue a declaração, o portal mantém-se ativo e permitirá acompanhar o estado do IRS. Para isso, a Associação criou alertas de sms ou de e-mail que avisam o contribuinte.
No dia 1 de abril inicia-se o período para submeter a declaração de quem tem rendimentos de trabalho por conta de outrem (categoria A) ou de pensões (categoria H). Quem é trabalhador independente ou acumula rendimentos de rendas, por exemplo, tem de esperar por maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário