sexta-feira, 20 de março de 2015

CASAL DE TURISTAS ALEMÃES PAGA À GRÉCIA A SUA PARTE DA DÍVIDA DE GUERRA

-
Um casal de turistas recebeu esta quarta-feira as honras da imprensa grega, depois de depositar na autarquia de Náuplia, cidade da península do Peloponeso, um cheque de 857 euros referente à “sua” parte da dívida alemã de guerra com a Grécia.

“Eles vieram ao meu escritório esta terça-feira de manhã para dizer que queriam compensar a atitude do seu Governo, que tinham feito o cálculo da dívida dos alemães pelo empréstimo imposto à Grécia durante a Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente da câmara de Náuplia, Nafplion Dimitris Kotsouros.
Segundo o autarca, os dois alemães calcularam a dívida em 875 dólares.
“O casal escolheu Náuplia simbolicamente, por ter sido a primeira capital da Grécia, no século XIX”, diz Kotsouros, acrescentando que o dinheiro foi doado a uma associação de ajuda comunitária a pessoas necessitadas.
As autoridades da Grécia, país que tem uma dívida externa de 175% do seu Produto Interno Bruto, têm reclamado que a Alemanha nunca pagou as compensações devidas pela II Guerra Mundial, nem o empréstimo forçado em 1942.
O montante de indemnizações reclamadas pelo novo governo grego é de 162 mil milhões de euros, aproximadamente metade da dívida do país, segundo os dados que circulam em Atenas.
O empréstimo forçado durante a ocupação Nazi foi de 11 mil milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário