terça-feira, 30 de setembro de 2014

Portugueses constroem telescópio que vê mil galáxias

Observatório da Universidade de Lisboa envolvido em projeto do mais sofisticado espetrógrafo, equipamento que realiza registos fotográficos, do mundo. Astrofísicos falam em verdadeira revolução no estudo do espaço.



O mundo da astronomia prepara-se para dar um passo em frente no estudo das galáxias e há uma equipa de portugueses envolvida nesse projeto ambicioso. Deu-se início ontem, no Observatório Europeu do Suial (ESO), localizado no Chile, a construção da MOONS (Multi-Object Optical and Near-infrared Spectrograph), uma nova câmara integrada no VLT (Very Large Telescope) que irá revolucionar a observação do espaço, com a captação de mil galáxs de cada vez.

"Este é um instrumento de terceira geração que ainda não existia no ESO e que colocava os telescópios que estão no Chile atrás de todos os outros que existem no mundo", explica ao DN José Afonso, diretor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL), responsável pela equipa está a trabalhar na qualidade de imagem da MOONS.

Seja um dos nossos distribuidores. Visite o nosso site para mais informação:
http://www.amakpost.com/distribuidores.html?from=blogspot

Sem comentários:

Enviar um comentário